VeÍculos elétricos, também conhecidos como EVs por causa do inglês Electric Vehicle, são os meios de transportes que usam motores elétricos para se locomoveram, diferenciando-se dessa forma dos veÍculos com motores de combustão interna. Estes usam a energia gerada pela “explosão” de materiais combustÍveis, como gasolina, diesel ou etanol e, aqueles usam energia elétrica acumuladas em baterias (na verdade, a energia quÍmica acumulada nas baterias é transformado em energia elétrica, que por sua vez é transformada em energia mecânica pelo motor).
As principais vantagens dos veÍculos elétricos em relação aos demais são: emissão zero de CO2 (dióxido de carbono), baixo custo de utilização, diminuição do ruÍdo e das vibrações, dispensa embreagem e caixa de marcha e, arranque suave. As desvantagens são a menor autonomia, baixa velocidade e custo mais alto de aquisição, devido principalmente a ausência de produção em escala e, aos ainda altos custos das baterias. Importante lembrar que, apesar dos EVs não emitirem CO2 durante o uso, são gerados outros poluentes na produção da energia elétrica necessária para movê-los e no descarte das baterias, cuja vida útil é de três a cinco anos. O fato da maior parte da energia elétrica no Brasil - cerca de 80% - ser gerada por hidroelétricas e não por usinas de carvão, como é comum na Europa, torna o uso dos veÍculos elétricos no paÍs ainda menos poluente que as demais formas de transporte.
As desvantagens dos veÍculos elétricos – baixa autonomia e velocidade – não interferem em algumas finalidades de uso, como a locomoção de pessoas e cargas leves em pequenas distâncias, motivo de serem tão apreciados os famosos “carrinhos elétricos” junto aos jogadores de golfe. Muitos dos praticantes desse esporte, e potenciais usuários dos carrinhos de golfe, também não estão preocupados com a outra desvantagem deste tipo de veÍculo: o alto custo de aquisição.
Pode parecer estranho, mas os veÍculos elétricos foram inventados há mais de 130 anos e, utilizados antes dos veÍculos movidos a gasolina ou diesel (porém não antes dos veÍculos a vapor, como as locomotivas e os navios). O que viabilizou a existência do veÍculo elétrico autônomo, isto é, independente de estar conectado a uma fonte de energia elétrica, como os tradicionais bondes elétricos, foi a invenção das primeiras células elétricas, na década de 1830, pelo escocês Robert Anderson, seguida pela invenção do francês Gaston Planté, no ano de 1859, da primeira bateria recarregável de chumbo ácido, usada ainda hoje nos automóveis. Em 1828, o húngaro ányos Jedlik já havia inventado o primeiro motor elétrico e, em 1834, o americano Thomas Davenport, o primeiro motor movido a energia elétrica DC.
França e Inglaterra foram as primeiras nações a desenvolveram veÍculos elétricos, seguidas pelos Estados Unidos. Em 1897 a cidade de Nova Iorque teve a primeira frota de taxis com motores elétricos. Um veÍculo elétrico básico custava em torno de US 1.000,00 em 1900 (algo como US 26.000,00 de hoje). Modelos mais incrementados, com acabamentos mais luxuosos, chegavam a custar o triplo. O Wood’s Phaeton, um modelo intermediário, atingia a velocidade de pouco mais de 20 km/h e custava US 2.000,00.
Os carros elétricos fizeram sucesso entre 1900 e 1920, tendo seu auge em 1912, quando um terço da frota automobilÍstica americana possuÍa motores elétricos. A decadência da produção de veÍculos elétricos adveio de um conjunto de fatores: a descoberta de abundante reserva petrolÍfera no Texas, barateamento dos veÍculos de combustão interna graças à produção em massa criada por Henry Ford (enquanto o preço médio dos veÍculos elétricos era de US 1750,00 o preço médio dos veÍculos a gasolina era de US 650,00), as limitações de velocidade e de autonomia dos veÍculos elétricos que impedia sua utilização em trajetos mais longos e, por fim, a invenção da partida elétrica em 1912 por Charles Kettering substituindo a partida manual por manivela.
O retorno do veÍculo elétrico aconteceu quase 70 anos depois, graças principalmente à necessidade da diminuição da emissão de CO2 no meio ambiente e, da diminuição das reservas petrolÍferas, que aumentou o valor do combustÍvel e conseqüentemente, o custo do transporte. O retorno desse tipo de veÍculo tem se dado através de incentivos fiscais e de leis obrigando a indústria automotiva a aumentar o percentual desse tipo de veÍculo na produção total.
Atualmente, mais do que aumentar a velocidade, o desafio dos fabricantes de veÍculos elétricos é aumentar a autonomia dos motores, o que implica numa maior distância percorrida, no caso de viagens por rodovias, ou maior duração da carga, no caso de utilização em cidades.
Uma das soluções encontradas, além da busca por uma capacidade maior de armazenamento das baterias, são os “extensores de autonomias” dos quais o mais comum é o apoio de um motor de combustão interna de baixa cilindrada, gerador de eletricidade, que é acionado quando a bateria atinge um nÍvel mÍnimo de carga. Outra opção é a “frenagem regenerativa” que reaproveita parte da energia cinética que seria transformada em calor nas lonas e disco, quando o freio é acionado, transformando-a em energia elétrica.
VeÍculo elétrico é um termo genericamente usado para designar quatro diferentes tecnologias usadas para mover um veÍculo:
- VeÍculos Exclusivamente Elétricos (usam apenas a energia elétrica para se locomover, podendo
- VeÍculos Elétricos HÍbridos (possuem dois motores, um elétrico e outro de combustão interna
- VeÍculos Elétricos com Célula CombustÍvel (utiliza hidrogênio, em fase de teste);
- VeÍculos Elétricos com Alimentação Direta (necessita estar conectado permanente à rede de
Em 2010 a Nissan lançou no Japão e Estados Unidos um dos mais modernos veÍculos exclusivamente elétricos do mercado, o Nissan LEAF, com cinco portas, velocidade máxima de 145 km/h, autonomia para 160 quilômetros (apenas com energia elétrica) e capacidade de recarga de 80% em menos de 30 minutos, através de um motor/gerador de combustão interna. Automóveis elétricos experimentais atingem performance muitas vezes superiores aos produzidos a nÍvel comercial.
VeÍculos elétricos hÍbridos possuem dois motores independentes, um elétrico e outro de combustão interna, que é acionado quando a bateria atinge a capacidade mÍnima, dando continuidade ao movimento e carregando a bateria. Os dois motores podem funcionar conjuntamente, de forma que a tração fornecida pelo motor elétrico diminui o consumo do combustÍvel do outro motor. Esse veÍculo produz CO2, mas em quantidades menores que um veÍculo movido exclusivamente por combustão interna.
A bateria dos carros de combustão interna é usada apenas para acionar o motor e funcionar a parte elétrica (luzes, sons, ignição, etc.) e costumam ser de chumbo ácido. Quando os carros normais estão com motores ligados, o alternador está carregando a bateria, mantendo-a, dessa forma, sempre carregada.
Os veÍculos elétricos têm necessidade de uma bateria com ciclo profundo, pois usam a carga da bateria até o limite mÍnimo para então carregá-las. Apesar da maioria das baterias dos veÍculos elétricos pequenos – como os carrinhos de golfe - ainda ser de chumbo ácido, elas agüentam muito mais ciclos de recargas que as baterias dos automóveis normais.
Há uma busca para aumentar a capacidade de armazenamento de energia das baterias. VeÍculos elétricos de uso em estrada utilizam principalmente baterias de lÍtio ferro fosfato, também conhecida como Íons de lÍtio. Abaixo exemplos de capacidade de armazenamento das baterias conforme seu material quÍmico:
Chumbo ácido: 35 watts/horas por quilo (carrinhos de golfe, veÍculos de combustão interna)
Bipolar de Grafite: 60 watts/horas por quilo (patente brasileira com custo até seis vezes inferior à lÍtio ferro fosfato)
LÍtio Ferro Fosfato: 90 watts/hora por quilo (custam aproximadamente 10 vezes mais que as baterias de chumbo ácido)
Carrinhos de Golfe Encontrados no Brasil
Origem: Estados Unidos
A Club Car possui as seguintes linhas de veÍculos: Carryall ( transporte de cargas), Villager (transporte de pessoas em geral), Precedent e DS (especÍficas para golfe).
Dados do Fabricante:
Club Car| www.clubcar.com | (US) +1-800-Club Car | (US) +1-800-258-2227)
Revendedores:
Car Station |
www.carstation.com.br | (21) 3878-4000
Carryon VeÍculos Especiais |
www.carryon.com.br | (11) 3858-6060 | (41) 3024-6060
Compact Car |
www.compactcar.com.br |(11) 3931-8461
Lig VeÍculos Especiais |
www.ligveiculos.com.br |(19) 3881-8555
Modelo: Precedent i2 Excel
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 163 kg
Motor: 3,3hp
Bateria: 6 x 8 volts ou 4 x 12 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts
Autonomia:
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Distância Livre do Solo: 11,4 cm
Capacidade de Giro: 2,3 metros
Suspensão: dianteira duplo amortecedor hidráulico independentes
Chassis:
Carroceria:
Freio de Estacionamento: manual com 3 posições
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 2320 x 1740
Peso: 224,5 kg (sem baterias)
Opcionais: kit iluminação, caixa lateral, capa para porta taqueira, cooler, kit para lavagem de bola
Observação: garantia 4 anos nas baterias, 3 anos na carroceria e 2 anos demais componentes (pode variar, confirmar com revendedor)
Modelo: DS Golf IQ System
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga:
Motor: 3,2hp
Bateria: 4 x 12 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts | 17 amp
Autonomia:
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Distância Livre do Solo: 11,4 cm
Capacidade de Giro:
Suspensão: dianteira duplo amortecedor hidráulico independentes
Chassis:
Carroceria:
Freio de Estacionamento: acionado com o pé
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 2320 x 1752
Peso: 226 kg (sem baterias)
Opcionais: caixa lateral, capa para porta taqueira, cooler, kit para lavagem de bola, limpador para-brisa
Observação:
Modelo: Villager 4 IQ System
Capacidade de Pessoas: 4
Capacidade de Carga: 362,9 kg
Motor: 3,3 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts | 17 amp
Autonomia:
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Distância Livre do Solo: 11,4 cm
Capacidade de Giro: 2,6 metros
Suspensão: dianteira molas e amortecedor hidráulicos
Chassis: alumÍnio
Carroceria:
Freio de Estacionamento: acionado com o pé
Largura x Comp. x Altura (mm): 1201 x 2642 x 1740
Peso: 333 kg (sem baterias)
Opcionais: protetor lateral de chuva, capa para cobertura, suporte extra de bagagem, kit espelhos, monitor 4 em 1 (carga da bateria, temperatura, horÍmetro e relógio)
Observação: garantia de 4 anos na bateria e 2 anos nos demais componentes (confirma com revendedor)
Origem: Estados Unidos
A E-Z-GO possui veÍculos elétricos para fins esportivos, transporte pessoal, carga e utilitários. As linhas RXV e TXT são as especÍficas para golfe e podem ser encomendadas nas versões Fleet & Freedom (esta possui acabamento mais luxuosos, kit iluminação e alguns acessórios como item de série e velocidade superior no modelo 2 FIVE com tecnologia regenerativa).
Dados do Fabricante:
E-Z-GO |
www.ezgo.com | +1(800) 241-5855
Revendedores:
Greenext |
www.greenext.com.br | (11) 4133-3299
Modelo: RXV
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 360 kg
Motor: 4,4 hp
Bateria: 4 x 12 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts
Autonomia:
Velocidade Máxima: 24 km/h
Distância Livre do Solo: 11 cm
Capacidade de Giro:
Suspensão: independente, traseira com feixe de molas
Chassis: aço
Carroceria: molde injetado TPO
Freio de Estacionamento: automático
Largura x Comp. x Altura (mm): 1190 x 2400 x 1740
Peso: 290 kg (sem baterias)
Opcionais: proteção lateral de tempo, porta bagagem lateral, cooler, kit para lavagem de bola, instrumentos no painel, porta taqueira, garrafa de areia
Modelo: TXT
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 360 kg
Motor: 3 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts
Autonomia:
Velocidade Máxima: 23,8 km/h
Distância Livre do Solo: 11 cm
Capacidade de Giro:
Suspensão: 4 amortecedores hidráulicos
Chassis: aço
Carroceria: molde injetado TPO
Freio de Estacionamento:
Largura x Comp. x Altura (mm): 1190 x 2310 x 1730
Peso: 253 kg (sem baterias)
Opcionais: proteção lateral de tempo, porta bagagem lateral, cooler, kit para lavagem de bola, instrumentos no painel, porta taqueira, garrafa de areia
Origem: Brasil
A Nex Cart é uma montadora e seus veÍculos contam com tecnologia de ponta, sendo os únicos completos de fábrica com todos os acessórios tanto para golfe como para a comodidade dos passageiros dos veÍculos de passeio.
Dados do Fabricante:
New Cart |
www.newcart.com.br | (19) 3816-7976 | (11) 7863-7772
Revendedores:
New Cart |
www.newcart.com.br | (19) 3816-7976 | (11) 7863-7772
Modelo: NC2
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga:
Motor: 5 hp DC
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts|
Autonomia: aprox. 75 km
Velocidade Máxima: 23 km/h
Distância Livre do Solo:
Capacidade de Giro: 2,9 metros
Suspensão: dianteira e traseira independente de mola e amortecedores
Chassis: alumÍnio reforçado em aço
Carroceria: plástico colorido
Freio de Estacionamento:
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 2600 x 1700
Peso: 430 kg
Acessórios inclusos: kit golfe (lavador de bola, garrafa de areia), para-brisa rebatido, kit de faróis led, cooler, retrovisores
Observação: o modelo NC2 possui as versões NC2SS (Super Speed) com motor AC de 3,0 kw e controlador de velocidade mais potente, aumentando a velocidade máxima para 45 km/h e; a versão NC2+2, com capacidade para 4 pessoas além de plataforma para Caddie
Modelo: NC4
Capacidade de Pessoas: 4
Capacidade de Carga:
Motor: 5 hp DC
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts|
Autonomia: aprox. 75 km
Velocidade Máxima: 23 km/h
Distância Livre do Solo:
Capacidade de Giro: 3,9 metros
Suspensão: dianteira e traseira independente de mola e amortecedores
Chassis: quadro em liga de aço
Carroceria: plástico colorido
Freio de Estacionamento:
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 3100 x 1700
Peso: 500 kg
Acessórios inclusos: para-brisa rebatido, kit de faróis led, retrovisores
Observação: o modelo NC4 possui as versões NC4SS (Super Speed) com motor AC de 3,0 kw e controlador de velocidade mais potente, aumentando a velocidade máxima para 45 km/h e; a versão NC4+2, com capacidade para 6 pessoas além de plataforma para Caddie
Origem: Estados Unidos
A Segway é lÍder em desenvolvimento de meios de transportes individuais, concebidos para circular em percursos relativamente curtos, em meio a pedestres e em locais restritos.
Dados do Fabricante:
Segway |
www.segway.com | (US) +1- 866-4SEGWAY | (US) +1-866-473-4929
Revendedores:
Segway Brasil |
www.segwaybrasil.com.br | (11) 3741-9600
Modelo: X2 Golf
Capacidade de Pessoas: 1
Capacidade de Carga: 118 kg
Motor: dois motores elétricos
Bateria: Lithium
Carregador de Bateria:
Autonomia: até 22,5 km
Velocidade Máxima: 20 km/h
Distância Livre do Solo: 11,4 cm
Capacidade de Giro:
Suspensão:
Chassis:
Carroceria:
Freio de Estacionamento:
Largura x Comp. x Altura (mm): 850 x 670 x
Peso: 59,4 kg
Observação: tempo de recarga: 8 horas (100%), 3 horas (80%)
Fabricante: VO2 VeÍculos Elétricos - Evergreen/CLARK MHC
Origem: Estados Unidos
Dados do Fabricante:
Evergreen by Clark =
www.evergreenev.com |
www.clarkmhc.com (US) 1-859-422-6400
Distribuidor Brasil: VO2 VeÍculos Elétricos =
www.vo2.eco.br (BR) (11) 4191-4252
Revendedores:
São Paulo - SP = Carryon VeÍculos Especiais |
www.carryon.com.br | (11) 3858-6060
Florianópolis - SP = Costão Golf Club |
www.costaogolfclub.com.br | (48) 3209-2105
VO2 VeÍculos Elétricos: oferece os exclusivamente veÍculos de energia renovável, importados e nacionais, para uso industrial, comercial ou pessoal, para venda ou locação, oferecendo completo serviço de pós-venda, com garantia e itens de série
Modelo: Legacy 2P Golfe
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 2 golfistas + 2 Taqueiras
Motor: Elétrico DC 4,0 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: Bi-Volt Automático On-Board
Autonomia: 15 a 50 km
Velocidade Máxima: 31,5 km/h programável
Distância Livre do Solo: 25,0 cm
Capacidade de Giro: 2,94 metros
Suspensão: dianteira molas e amortecedor hidráulicos
Chassis: Aço com Pintura Eletrostática Anti-Corrosiva
Carroceria: ---
Freio de Estacionamento: acionado com o pé
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 2410 x 2010
Peso: ---
Opcionais: Kit Banco Traseiro para 2 passageiros, Kit taqueira para banco traseiro para 2 ou 3 taqueiras, Toldo para 4 passageiros, Retrovisores Laterais, Retrovisor Central 5 direções, Bateria de maior autonomia, 5 opções de cores perolizadas
Observação: Maior variedade de itens de série (Freios a Disco nas rodas traseiras, Seta-Buzina-Luzes dianteiro e traseiro, Chaves com segredo individual de duas posições, Rodas de Aluminio Liga-Leve Aro 10", Sistema de abastecimento de bateria em ponto único, Acabamento protetor lateral na carenagem, Toldo para 2 passageiros e para-brisas 2 peças rebatÍvel). Garantia de 3 anos em toda estrutura, 12 meses nas baterias e carregadores, 2 anos nos demais componentes e peças.
Modelo: Legacy 2+2P Golfe
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 4 golfistas + 3 Taqueiras
Motor: Elétrico DC 4,0 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: Bi-Volt Automático On-Board
Autonomia: 15 a 50 km
Velocidade Máxima: 31,5 km/h programável
Distância Livre do Solo: 25,0 cm
Capacidade de Giro: 2,94 metros
Suspensão: dianteira molas e amortecedor hidráulicos
Chassis: Aço com Pintura Eletrostática Anti-Corrosiva
Carroceria: ---
Freio de Estacionamento: acionado com o pé
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 2970 x 2010
Peso: ---
Opcionais: Kit taqueira para banco traseiro para 2 taqueiras, Retrovisores Laterais, Retrovisor Central 5 direções, Bateria de maior autonomia, 5 opções de cores perolizadas
Observação: Maior variedade de itens de série (Kit taqueira para banco traseiro para 3 taqueiras, Freios a Disco nas rodas traseiras, Seta-Buzina-Luzes dianteiro e traseiro, Chaves com segredo individual de duas posições, Rodas de Aluminio Liga-Leve Aro 10", Sistema de abastecimento de bateria em ponto único, Acabamento protetor lateral na carenagem, Toldo para 4 passageiros e para-brisas 2 peças rebatÍvel). Garantia de 3 anos em toda estrutura, 12 meses nas baterias e carregadores, 2 anos nos demais componentes e peças.
Modelo: Legacy 4+2P Golfe
Capacidade de Pessoas: 6
Capacidade de Carga: 6 golfistas + 2 Taqueiras
Motor: Elétrico AC 6,5 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: Bi-Volt Automático On-Board
Autonomia: 15 a 50 km
Velocidade Máxima: 31,5 km/h programável
Distância Livre do Solo: 25,0 cm
Capacidade de Giro: 2,94 metros
Suspensão: dianteira molas e amortecedor hidráulicos
Chassis: Aço com Pintura Eletrostática Anti-Corrosiva
Carroceria: ---
Freio de Estacionamento: acionado com o pé
Largura x Comp. x Altura (mm): 1200 x 3160 x 2010
Peso: ---
Opcionais: Kit taqueira para banco traseiro para 2 taqueiras, Retrovisores Laterais, Retrovisor Central 5 direções, Bateria de maior autonomia, 5 opções de cores perolizadas
Observação: Maior variedade de itens de série (Kit taqueira para banco traseiro para 3 taqueiras, Freios a Disco nas rodas traseiras, Seta-Buzina-Luzes dianteiro e traseiro, Chaves com segredo individual de duas posições, Rodas de Aluminio Liga-Leve Aro 10", Sistema de abastecimento de bateria em ponto único, Acabamento protetor lateral na carenagem, Toldo para 6 passageiros e para-brisas 2 peças rebatÍvel). Garantia de 3 anos em toda estrutura, 12 meses nas baterias e carregadores, 2 anos nos demais componentes e peças.
Origem: Brasil
A Zoom Car possui veÍculos elétricos para fins de transporte pessoal, carga, utilitários, Off Road e agricultura. Os modelos ZC2028 (dois lugares) e ZC2048 (quatro lugares) são especÍficos para golfe.
Dados do Fabricante:
Zoom Car |
www.zoomcar.com.br | (54) 3027-6390
Revendedores:
Modelo: ZC2028 2P Golfe
Capacidade de Pessoas: 2
Capacidade de Carga: 300 kg
Motor: 5,36 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts|17 amp
Autonomia: aprox. 10 horas
Velocidade Máxima:
Distância Livre do Solo:
Capacidade de Giro: dianteira duplo amortecedor hidráulico | traseira feixe de mola
Suspensão: independente, traseira com feixe de molas
Chassis: aço
Carroceria: armoflex
Freio de Estacionamento: manual
Largura x Comp. x Altura (mm): 1180 x 2380 x 1800
Peso:
Acessórios inclusos: kit golfe, para-brisa rebatido, kit iluminação (farol, luz de freio, sinaleira traseira, buzina, pisca-pisca, aviso sonoro de ré), rodas de alumÍnio, carregador eletrônico multivoltagem instalado no próprio veÍculo, instrumentos, indicador de carga da bateria
ZC2048 4P Golfe Extra Bag
Capacidade de Pessoas: 4
Capacidade de Carga: 550 kg
Motor: 5,36 hp
Bateria: 6 x 8 volts (totalizando 48 volts)
Carregador de Bateria: 48 volts|17 amp
Autonomia: aprox. 10 horas
Velocidade Máxima:
Distância Livre do Solo:
Capacidade de Giro:
Suspensão: dianteira duplo amortecedor hidráulico | traseira feixe de mola
Chassis: aço
Carroceria: molde injetado TPO
Freio de Estacionamento: manual
Largura x Comp. x Altura (mm): 1180 x 2920 x 1890
Peso:
Acessórios inclusos: suporte extra sacola, para-brisa rebatido, espelhos retrovisores (par), kit de iluminação (farol, luz de freio, sinaleira traseira, buzina, pisca-pisca, aviso sonoro de ré), rodas de alumÍnio, carregador eletrônico multivoltagem automático (instalado no próprio veÍculo).
Dicas ao Comprar Um Carrinho de Golfe
Existem diferentes fabricantes e modelos, com razoável variação de preços. A seguir uma lista de itens importantes para analisar, além do preço, antes de decidir qual carrinho de golfe comprar:
- existem carrinhos especÍficos para jogadores de golfe (porta taqueiras e plataforma para Caddie,
_são algumas de suas caracterÍsticas) e outros para transporte de pessoas em geral, mas que
_também podem ser usados no campo de golfe. Verifique qual será o uso principal pois, às vezes,
_dois lugares são retirados para dar espaço a taqueiras, coolers, lava bolas, etc. O custo de um
_carrinho de golfe normalmente é superior ao carrinho de uso geral em virtude dos acessórios
_necessários;
- o carrinho de golfe deve ter o carregador de bateria embutido no próprio carro, a fim de
_conectá-lo em qualquer tomada (sem precisar retornar à base onde está o carregador);
- no caso de veÍculos importados, verificar se a tensão e as tomadas estão adaptadas para a
_energia local;
- alguns carrinhos não possuem itens importantes como o kit iluminação (farol, lanterna, luz de
_freio, pisca) ou o carregador embutido mencionado acima. Verifique se o fabricante ao menos
_os vende como acessório;
- compare as garantias oferecidas especialmente de bateria, motor, carroceria e chassis;
- alguns fabricantes oferecem mais acessórios que outros. Os seguintes itens deveriam estar
_disponÍveis como acessórios: cooler, porta taqueiras, toldo para cobertura de tacos, plataforma
_para Caddie, lava tacos com lava bola, garrafa de areia, capa protetora, capa para chuva, capa
_para sol, limpador de para-brisa, para-brisa reclinável, banco traseiro rebatÍvel para pequenas
_cargas, buzina, kit espelho retrovisor, instrumentos de painel (nÍvel de carga de bateria, relógio,
_horÍmetro, velocÍmetro, temperatura), rodas de alumÍnio, capa para proteção das taqueiras, kit
_iluminação (farol, lanterna, luz de freio, pisca), guincho, etc.
- verifique qual a assistência técnica mais próxima de sua região (pois haverá o custo ou de visita
_do técnico ou do transporte do carrinho até a oficina) e a quantos anos estão estabelecidos;
- carrinhos de golfe são usados apenas em circuitos internos (campos de golfe, condomÍnios,
_indústrias), não sendo permitido o uso em vias públicas comuns;
- apesar de não ser comum, é possÍvel fazer o seguro do veÍculo, com prêmio em torno de 10%
_do valor segurado;
- se possÍvel, converse com um proprietário de carrinho de golfe na marca/modelo desejado para
_saber as qualidades e defeitos desse carrinho.