Tamanho Fonte:

 
Untitled Document
 
   

SOBRE O GOLFE

 

ONDE JOGAR

 

_ História do Golfe no Mundo

_ Campos de Golfe no Brasil

_ História do Golfe no Brasil

_ Hotéis e Resorts

_ O Campo de Golfe

_ Condomínios Residenciais com Golfe

_ Notícias

_ Campos Mais Bonitos do Brasil

_ Regras Internacionais de Golfe

_ Campos Mais Bonitos do Mundo

_ Regras do Estatuto de Amador

_ Calendários de Eventos

_ Etiqueta

_ Associações e Clubes

_ Equipamentos

_ Glossário do Golfe

DIVERSOS

_ Ranking de Jogadores

_ Dicas Amadores

_ Lojas e Serviços Especializados

_ Dicas Profissionais

_ Carrinhos de Golfe

_ Minigolfe

_ Biografia de Tiger Woods

_ Impacto Econômico

_ Sistemas de Drenagem e Irrigação

_ Perfil do Jogador

_ Publicidade

_ Curiosidades

GOLFISTAS TAMBÉM GOSTAM DE                                                        

CURIOSIDADES

Nos Estados Unidos os campos particulares estão diminuindo e os campos públicos aumentando. 26,4 milhões da população - correspondente a 11,9% do total - jogam golfe. Mais de cinco milhões são operários e 2,9 milhões aposentados.

Ao contrário do que se pensa, é um esporte onde pessoas de todas as classes, como executivos, empresários, motoristas de táxi, operadores de máquinas, misturam-se nos campos de golfe.

O interessado telefona, marca a hora que quer jogar e não sabe quem serão seus parceiros.

. No Japão, um título de clube chega a custar de dois a cinco milhões de dólares. Ainda assim, há fila de espera que demora entre cinco a 10 anos para o interessado.

. No Oriente, jogar ainda é status. Em pleno deserto os árabes construíram um campo. Se o trabalho de irrigação for interrompido por 6 meses, o campo desaparece.

. Um campo de golfe oficial ocupa de 600 mil a um milhão de metros quadrados, e custa de um e meio a cinco milhões de dólares (não computado o valor de aquisição da área).

. No Japão, onde as planícies são reservadas exclusivamente para a agricultura, especialmente para o plantio de arroz, os campos de golfe são construídos nas montanhas. Os construtores rebatem os picos das montanhas para os vales, em enormes trabalhos de terraplenagem, e um único campo chega a custar 100 milhões ou mais de dólares.




. Na Europa não há caddies (carregadores de tacos). Há carros elétricos, mas alguns jogadores preferem carregar seus tacos, como o ator Sean Connery (James Bond).

. Na reunião de 71 países em Saint Andrews, a Zâmbia esteve presente e pediu aos demais países que cedessem tacos usados para a sua população.

. Atualmente, existem mais de 100 associações, uniões, confederações e federações de golfe no mundo filiadas à "The Royal and Ancient Club of St. Andrews".

. Em 1987, a Cosmo World Corporation investiu US$ 800 milhões na compra de um complexo hoteleiro com quatro campos de golfe e dois hotéis em Pebble Beach, na Califórnia.

. No Brasil, existem diversos campos em construção: Trancoso, Curitiba (Graciosa) e Ribeirão Preto, entre outros. Recentemente, foram inagurados campos em Búzios, Ibiúna, Mogi das Cruzes e Sauípe.

. Os títulos de clubes de golfe japoneses são cotados na Bolsa de Tóquio e o de mais prestígio é o Koganei Clube Tóquio, cujo título vale US$ 2 milhões.

. Segundo a Advertising Age, principal publicação de propaganda dos EUA, o patrocínio de competições esportivas cresceu a uma taxa média de 17% ao ano desde meados dos anos 80 em comparação com um crescimento médio anual de 7,5% dos investimentos em publicidade e 7,4% na promoção de vendas.

. O relatório da IEG Sponsorship diz que a "moda" de usar o esporte para a venda de serviços e produtos está causando uma intensa competição entre as empresas anunciantes e valorizando o preço cobrado pelas associações promotoras das competições e os atletas internacionais.

. De fato, nenhuma outra ferramenta de marketing viu um crescimento tão rápido do custo para os anunciantes. A IEG Sponsorship acredita que enquanto a mídia tradicional e as promoções estão perdendo o brilho, o marketing esportivo passa a ocupar um lugar cada vez mais importante nos orçamentos de propaganda das grandes multinacionais. golfe.tur.br

. Os investimentos das empresas em marketing com esportes incluem desde propaganda, patrocínio de competições, contratação de atletas famosos para endossar produtos, convites a personalidades, clientes e fornecedores para assistir competições esportivas, até o pagamento das despesas de viagem de delegações esportivas.