Nos Estados Unidos os campos particulares estão diminuindo e os campos públicos aumentando. 26,4 milhões da população - correspondente a 11,9% do total - jogam golfe. Mais de cinco milhões são operários e 2,9 milhões aposentados.
Ao contrário do que se pensa, é um esporte onde pessoas de todas as classes, como executivos, empresários, motoristas de táxi, operadores de máquinas, misturam-se nos campos de golfe.
O interessado telefona, marca a hora que quer jogar e não sabe quem serão seus parceiros.
. No Japão, um tÍtulo de clube chega a custar de dois a cinco milhões de dólares. Ainda assim, há fila de espera que demora entre cinco a 10 anos para o interessado.
. No Oriente, jogar ainda é status. Em pleno deserto os árabes construÍram um campo. Se o trabalho de irrigação for interrompido por 6 meses, o campo desaparece.
. Um campo de golfe oficial ocupa de 600 mil a um milhão de metros quadrados, e custa de um e meio a cinco milhões de dólares (não computado o valor de aquisição da área).
. No Japão, onde as planÍcies são reservadas exclusivamente para a agricultura, especialmente para o plantio de arroz, os campos de golfe são construÍdos nas montanhas. Os construtores rebatem os picos das montanhas para os vales, em enormes trabalhos de terraplenagem, e um único campo chega a custar 100 milhões ou mais de dólares.
. Na Europa não há caddies (carregadores de tacos). Há carros elétricos, mas alguns jogadores preferem carregar seus tacos, como o ator Sean Connery (James Bond).
. Na reunião de 71 paÍses em Saint Andrews, a Zâmbia esteve presente e pediu aos demais paÍses que cedessem tacos usados para a sua população.
. Atualmente, existem mais de 100 associações, uniões, confederações e federações de golfe no mundo filiadas à "The Royal and Ancient Club of St. Andrews".
. Em 1987, a Cosmo World Corporation investiu US$ 800 milhões na compra de um complexo hoteleiro com quatro campos de golfe e dois hotéis em Pebble Beach, na Califórnia.
. No Brasil, existem diversos campos em construção: Trancoso, Curitiba (Graciosa) e Ribeirão Preto, entre outros. Recentemente, foram inagurados campos em Búzios, Ibiúna, Mogi das Cruzes e SauÍpe.
. Os tÍtulos de clubes de golfe japoneses são cotados na Bolsa de Tóquio e o de mais prestÍgio é o Koganei Clube Tóquio, cujo tÍtulo vale US$ 2 milhões.
. Segundo a Advertising Age, principal publicação de propaganda dos EUA, o patrocÍnio de competições esportivas cresceu a uma taxa média de 17% ao ano desde meados dos anos 80 em comparação com um crescimento médio anual de 7,5% dos investimentos em publicidade e 7,4% na promoção de vendas.
. O relatório da IEG Sponsorship diz que a "moda" de usar o esporte para a venda de serviços e produtos está causando uma intensa competição entre as empresas anunciantes e valorizando o preço cobrado pelas associações promotoras das competições e os atletas internacionais.
. De fato, nenhuma outra ferramenta de marketing viu um crescimento tão rápido do custo para os anunciantes. A IEG Sponsorship acredita que enquanto a mÍdia tradicional e as promoções estão perdendo o brilho, o marketing esportivo passa a ocupar um lugar cada vez mais importante nos orçamentos de propaganda das grandes multinacionais. golfe.tur.br
. Os investimentos das empresas em marketing com esportes incluem desde propaganda, patrocÍnio de competições, contratação de atletas famosos para endossar produtos, convites a personalidades, clientes e fornecedores para assistir competições esportivas, até o pagamento das despesas de viagem de delegações esportivas.