Tamanho Fonte:

 
Untitled Document
 
   

SOBRE O GOLFE

 

ONDE JOGAR

 

_ História do Golfe no Mundo

_ Campos de Golfe no Brasil

_ História do Golfe no Brasil

_ Hotéis e Resorts

_ O Campo de Golfe

_ Condomínios Residenciais com Golfe

_ Notícias

_ Campos Mais Bonitos do Brasil

_ Regras Internacionais de Golfe

_ Campos Mais Bonitos do Mundo

_ Regras do Estatuto de Amador

_ Calendários de Eventos

_ Etiqueta

_ Associações e Clubes

_ Equipamentos

_ Glossário do Golfe

DIVERSOS

_ Ranking de Jogadores

_ Dicas Amadores

_ Lojas e Serviços Especializados

_ Dicas Profissionais

_ Carrinhos de Golfe

_ Minigolfe

_ Biografia de Tiger Woods

_ Impacto Econômico

_ Sistemas de Drenagem e Irrigação

_ Perfil do Jogador

_ Publicidade

_ Curiosidades

GOLFISTAS TAMBÉM GOSTAM DE                                                        

ETIQUETA DO JOGO DE GOLFE

Etiqueta: Comportamento no Campo

Esta página fornece diretrizes de como se deve jogar o golfe. Caso sejam seguidas, todos os jogadores tirarão maior proveito do jogo. O princípio que se sobrepõe é o de sempre demonstrar consideração aos outros no campo.

O Espírito do Jogo


Diferentemente de muitos esportes, o golfe é jogado, na maioria das vezes, sem a supervisão de um juiz ou árbitro. O jogo depende da integridade do indivíduo em mostrar consideração pelos outros jogadores e obedecer as regras. Todo jogador deve conduzir-se de maneira disciplinada, demonstrando cortesia e esportividade a todo o momento, independentemente de quão competitivo possa ser. Esse é o espírito do jogo de golfe.

Segurança


Antes de fazer qualquer "swing" de prática com o taco ou dar uma tacada na bola, o jogador deve certificar-se de que não há ninguém próximo ou em um local onde possa ser atingido pelo taco, pela bola ou qualquer pedra, pedregulho, galhos ou algo semelhante passível de ser deslocado pela tacada ou pelo movimento do taco.

Nenhum jogador deve jogar antes de todos os jogadores à sua frente estarem fora de alcance.

O jogador sempre deve avisar ao pessoal de manutenção do campo próximo ou à sua frente quando for dar uma tacada que possa comprometer sua segurança.

Caso um jogador bata uma bola na direção onde há o risco de atingir alguém, ele deve imediatamente gritar um aviso. A palavra tradicional para um aviso em tal situação é "fore".




Consideração Devida aos Outros Jogadores


Nenhuma perturbação ou distração: o jogador sempre deve mostrar consideração pelos outros jogadores no campo e não deve perturbar seu jogo movimentando-se, falando ou fazendo barulho desnecessário.

O jogador deve certificar-se de que qualquer dispositivo eletrônico levado para o campo não distraia os outros jogadores.

Na área do tee, o jogador não deve colocar sua bola sobre o "tee" até que seja sua vez de jogar.

Ninguém deve permanecer perto ou diretamente atrás da bola ou do buraco, quando um jogador estiver preparando uma tacada. golfe.tur.br

No "Green"


No green, ninguém deve permanecer na linha de putt de outro jogador ou, quando ele estiver executando a tacada, projetar sua sombra na linha de putt.

Os jogadores devem permanecer no ou próximos do green até que todos os outros jogadores tenham terminado o buraco.

Escores


No jogo por tacadas, o jogador que for o marcador deve, caso houver necessidade, no caminho para a próxima área do tee, confirmar o escore com o jogador em questão e registrá-lo.

Cadência do Jogo


Jogar a um bom ritmo e não demorar: os jogadores devem jogar sem demora. A Comissão pode estabelecer as diretrizes da cadência do jogo que devem ser seguidas por todos os jogadores.

É responsabilidade do grupo acompanhar o ritmo do grupo à sua frente. Se deixar um buraco livre e estiver retardando o grupo seguinte, deve convidar esse grupo para passar, independente do número de jogadores no grupo.

Estar Pronto para Jogar


O jogador deve estar pronto para jogar logo que for a sua vez. Ao jogar no ou próximo ao green, as bolsas ou carros de golfe devem permanecer em uma posição que permita sair rapidamente do green e encaminhar-se para a área do tee seguinte. Ao terminarem um buraco, os jogadores devem sair imediatamente do green.

Bola Perdida


Se um jogador achar que sua bola está perdida fora de um azar de água ou está fora de campo, para ganhar tempo, ele deve jogar uma bola provisória.

Os jogadores que procuram uma bola devem fazer sinal aos jogadores do grupo seguinte para passarem, logo que percebam que a bola não vai ser encontrada rapidamente. Não devem esperar cinco minutos para fazê-lo. Tendo permitido que o grupo seguinte passe, não devem recomeçar a jogar até que esse grupo passe e esteja fora de alcance. golfe.tur.br

Prioridade no Campo


Salvo se a Comissão estabelecer o contrário, a prioridade no campo é determinada pela cadência de jogo do grupo. Qualquer grupo que jogue uma volta inteira tem o direito de passar outro que só jogue parte da volta.

Cuidados com o Campo


Bunkers: antes de sair de um bunker, os jogadores devem encher e alisar todas as irregularidades causadas por seus pés ou taco e qualquer uma próxima feita por outros. Caso haja um rastelo a uma distância razoável do bunker, ele deve ser utilizado para esse fim.

Reparar "Divots", marcas de impacto da bola e estragos causados pelos sapatos: os jogadores devem reparar cuidadosamente qualquer pedaço de grama ("divot") que levantem ao jogar e qualquer estrago feito no green ocasionado pelo impacto de uma bola (feito ou não pelo próprio jogador). Depois de terminado o buraco por todos os jogadores do grupo, os estragos feitos no green pelos sapatos devem ser reparados.

Evitando Danos Desnecessários


Os jogadores devem evitar causar danos ao campo arrancando pedaços de grama ("divots") ao fazer movimentos de prática ou ao bater a cabeça do taco no chão, sendo por raiva ou qualquer outro motivo.

Os jogadores devem assegurar que não seja feito qualquer estrago no green ao colocar a bandeira ou as bolsas no chão.

A fim de não estragarem o buraco, os jogadores e os caddies não devem pisar o terreno à sua volta e devem ter cuidado com a forma como seguram a bandeira e retiram a bola do buraco. Não se deve utilizar a cabeça do taco para retirar a bola do buraco.

Os jogadores não devem apoiar-se nos seus tacos no green, especialmente ao retirar a bola do buraco. A bandeira deve ser apropriadamente reposta no seu lugar, antes dos jogadores saírem do green. Normas locais que regulam a movimentação dos carros de golfe devem ser rigorosamente seguidas.

Conclusão; Penalidades por Infração.


Se os jogadores seguirem a diretrizes contidas nesta seção, isto fará com que o jogo seja bem mais agradável para todos.

Se um jogador desobedecer constantemente estas diretrizes durante uma volta ou um período de tempo em detrimento dos outros, recomenda-se que a Comissão considere tomar as medidas disciplinares cabíveis contra o jogador infrator. Tal ação poderia, por exemplo, incluir a proibição de jogar por um determinado prazo nesse campo ou em certo número de competições. Isto é considerado justificável no que se refere a proteger os interesses da maioria dos golfistas que desejam jogar de acordo com estas diretrizes. No caso de uma grave violação da Etiqueta, a Comissão pode desclassificar um jogador de acordo com a Regra 33-7. golfe.tur.br